quarta-feira, 15 de outubro de 2008

CopaGaybana

Salve, salve galera!

Vou começar do seguinte modo: “ Parada GLBT é marááááááááááááá!”.

Nesse último dia 12 de outubro estive presente na bombada 13ª Parada GLBT do Estado do Rio de Janeiro, onde mais de um milhão de pessoas estiveram presentes em prol do maior evento político de todo o estado do Rio de Janeiro.

Esse ano o evento teve como bandeira o “Não contra a Homofobia” e como tema a “Criminalização já!”.

Aí, na boa, a Parada GLBT é um carnaval fora de época, galera, muito maneiro mesmo, várias atrações, pessoas fantasiadas e muita gente bonita. Copacabana foi palco de um lindo espetáculo, um misto de Carnaval com Reivellon, uma vez que o público foi maior que um milhão de pessoas. Sem contar o cenário, Copa estava parecendo um cidade gringa, se bem que para muitos gringos é exatamente isso o que ela é, sol quente que fazia nossa cabeça esquentar ao ritmo de músicas eletrônicas, um clima de festividade decente, com harmonia e alegria não tão vistas por aí.

O povo brindava a reunião de todos: gays, lésbicas, simpatizantes, bissexuais, vizinhos, amigos, mães, pais, irmão... Uma formação de fraternidade, onde todos, sem distinção, eram irmãos.

Posso dizer que depois de estar em uma passeata gay e por querer entender de verdade o universo GLBT, me posiciono em querer ajudar, a estar presente e em encarar de frente qualquer luta proposta por “esses”.

Hoje sou um cara mais apto a novos ideais e me revoluciono a cada dia, fazendo de antigas mentiras novas verdades... Retocando o sujo, que antes, falava do mal lavado.

Espero que todos um dia aprendam e mesmo não querendo gostar, não se exclua, não seja indiferente, pois com certeza, e eu aprendi isso, “eles” não são.

Bruno Costa
Coluna Virando a Página
brunobub@gmail.com

Um comentário: