quinta-feira, 9 de abril de 2009

Parte dois de um assunto que não deveria ter em parte alguma...

Minha intenção para esse post era falar sobre algum assunto mais leve, alegre, mas agora acredito que, mesmo por acaso, tive motivos para minha ausência: prolongar o último assunto.

Uma das coisas que adverti quando o assunto era a pedofilia foi o fato de que na maioria dos casos o abuso é praticado por pessoas consideradas confiáveis e do convívio da família como amigos, padrastos e até mesmo pais. E foi mais um caso desses que pudemos acompanhar pelos noticiários nesse mês de março: um padrasto que estuprava suas enteadas de 14 e 9 anos, sendo que a última acabou engravidando em virtude dos abusos.

Mas, como não vim aqui para repetir o assunto da semana passada, e sim prolongá-lo, falarei das conseqüências desse caso em questão.

A criança de 9 anos engravidou de gêmeos e resolveu-se que faria o aborto, medida legal em casos de estupro segundo o art. 128, II do Código Penal. E houve um motivo ainda mais forte para que fosse escolhida tal alternativa: por não possuir o corpo desenvolvido o suficiente , se a gestação fosse levada a diante, haveria um grande risco de que nem a criança nem os fetos sobrevivessem.

A Igreja Católica, representada nesse caso pelo arcebispo dom José Cardoso Sobrinho, julgou que todas as pessoas diretamente envolvidas no aborto deveriam ser excomungadas: e isso inclui a criança abusada, a mãe da criança e os médicos que realizaram o procedimento do aborto.

Embora eu entenda que nesse caso não caberia “punição” devido ao alto risco de vida que a gestação trazia, não posso julgar a decisão da Igreja, tendo em vista que essa possui um Código de Direito Canônico que prevê o aborto como caso de excomunhão.

Portanto não entrarei na discussão se a decisão foi justa ou não, mas desabafarei aqui a minha indignação com uma declaração do arcebispo, porque eu já ouvi muitas declarações absurdas as igreja católica no meu ponto de vista, mas dizer que a procedimento do aborto em si foi mais grave do que o estupro cometido pelo padrasto da jovem e dá uma revolta tamanha e me faz torcer para que não haja absurdos maiores do que esse para a igreja cometer, porque se houver, temo em pensar onde vamos parar.

5 comentários:

  1. Era o que eu ia dizer...
    Quem sou eu, chefe (rs) pra julgar o que a Igreja considera como caso pra excomunhão...Eu acredito, penso, e felizmente vivo em outra questão, mas o fato de dizer que foi um pecado maior o aborto do que a toxicante pedofilia, meu Deus... Sem comentários...

    ResponderExcluir
  2. Pedofilia hoje é um dos mais comentados "argumentos" pró-criança que conheço... Pedofilia existe desde os tempos de sempre... Assim como incesto... Acho que há a necessedidade de o governo fazer a sua parte, gastando maiores recursos, implementando mais publicidade contra o ato, acompanhamento integral a criança/adolescente até completar 18 anos por um grupo de especialistas neurais e ainda, trazer essas crianças para a realidade dura e crua sobre o que "aconteceu" a elas, quê o que aconteceu pode tornar a acontecer já mesmo com eles adultos e pais de famílias. Acho que devemos criar estrutra para que a pedofilia se extingua de nosso país, mas para isso precisamos que o governo ajude, que faça mais e que acima de tudo, entenda...

    Pedofilia é um problema social e devemos trata-lo como crime inafiançável.

    Belo post, Mana...

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. É algo desumano, na boa...
    Pra mim não há argumento que justifique essas ações...

    Um beijo Beta, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Roberta, existe a possibilidade de vc falar sobre o povo do Nordeste?! Acho que a sua coluna é a única que fala de tudo, né?!

    Se puder, fale de onde moro, Ilha de Marajó. Conhece?! Já esteve aqui?

    Quanto a pedofilia, a policia local prendeu mais de 12 pedofilos que moravam na ilha, sem contar de casos não confirmados de padres. Acho o cumulo!

    Fica a idéia, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Natália, pode deixar que pesquisarei sobre o assunto e quando achar que reuni informações suficientes farei um post sobre o nordeste. =)
    Espero que você aprove.

    ResponderExcluir