terça-feira, 3 de fevereiro de 2009


Esticando ao assunto da semana passada, mas agora com uma vertente bem mais séria e preocupante, o tema o qual tratarei hoje é um tema sério e pesado, muito provavelmente o mais pesado que eu vá tratar: A pedofilia.

Embora muitos tentem fugir do assunto, a pedofilia necessita de muita atenção. Esse mal só tem aumentado por ser muito difícil percebê-lo. O pedófilo é, em geral, uma pessoa aparentemente normal e que participa normalmente do convívio com a sociedade, sem que essa sequer desconfie que a pessoa possua tal distúrbio de personalidade, e geralmente ataca quando há confiança dos pais e da criança.

É necessária total atenção e cuidado para proteger as crianças disso. Aquela velha história da vovó de não falar nem aceitar nada de estranhos na rua é cada vez mais necessária, outra medida para prevenção é fiscalizar os contatos que a criança tem, tanto reais quanto virtuais, e limitar a utilização da internet, pois esse é o principal meio de divulgação da pedofilia. Perceba se a criança se comunica com estranhos, limite os acessos as salas de bate-papo, explique que não deve falarcom estranhos por causa dos perigos que isso causa e fique de olho na rede de amigos. Esses e outros cuidados ajudarão muito para que a criança não se depare com um desses criminosos na rede.

Porém não é na rua nem na internet que se encontram maioria dos casosde pedofilia, mas sim, infelizmente, em casa, e são geralmente cometidos por pais ou padrastos ou pessoas de confiança da família. No caso da violência no domicílio, a prevenção é tomar muito cuidado com quem botar dentro de casa. Não deixar a criança sozinha com outro adulto é fundamental.

Mas você deve estar se perguntando "Como não deixar a criança com o próprio pai?". No caso, não é possível proibir isso, mas sempre preste atenção no comportamento da criança, muitas vezes não é possível evitar que a violência aconteça, mas é possível evitar que torne a acontecer. Pessoalmente acho impressionante e absurdo relatos que vi semana passada na TVde uma criança de 4 anos, salvo engano, que avisou à mãe os abusos que um “amigo da família” cometeu, mas essa não acreditou. Aí me pergunto: "Como duvidarde uma criança de 4 anos quando diz isso?? Crianças dessa idade não entendem de sexualidade, vão inventar isso de onde?"

Por fim, enfatizo que o cuidado e a atenção devem ser cada vez maiores com essas crianças, pois essas são o futuro do nosso mundo, e pesquisas apontam que crianças que sofrem abusos, tem maior tendência a se tornarem pedófilos no futuro.

Se por acaso vocês se depararem com alguma situação dessa, não se omita, denuncie: Disque 100

3 comentários:

  1. Como sempre, meus parabéns.
    Eu te admiro muito com pessoa e como escritora agora. Ótima matéria. Você encontrou uma forma simples e direta de explicar às pessoas o quanto a pedofilia está absurda nos dias atuais.
    Espero que você continue a escrever bem do jeito que você já faz.
    Parabéns novamente !

    ResponderExcluir
  2. "Como duvidarde uma criança de 4 anos quando diz isso?? Crianças dessa idade não entendem de sexualidade, vão inventar isso de onde?"
    Também não entra na minha cabeça isso...
    Não gosto de falar sobre esse tipo de assunto, é muito sujo, repugnante, e me deixa impressionada demais!
    Mas é bom que alguém fale e que haja alguém para ler, afinal todo mundo precisa de alertas quanto a isso!

    ResponderExcluir
  3. Estou muito feliz em ver um antigo sonho sendo realizado e com muita capacidade e competência.A equipe desse blog é fantástica, sempre muito bem instruida e divertida o que nos deixa cada vez mais fascinado por esse incrível trabalho..Meus parabéns pelo trabalho espetácular...
    Beijus

    ResponderExcluir