terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Realmente um Ano Novo?!

Olá caros leitores, eu sou Roberta, a nova colunista e postarei aqui minhas crônicas.
Esse é meu primeiro post e o primeiro post de 2009, um novo ano. E é sobre isso que falarei: “renovações”.

A virada do ano para muitos significa fazer um ritual de coisas, que incluem comidas, roupas e atos para obter sorte no novo ano que chega.

Eu gostaria de dar exemplos de costumes, mas é difícil, varia muito. Tem os que dizem que o prato principal deve ser o porco, pois este “fuça” pra frente, outros dizem que deve ser o peixe, porque só nada para frente e por aí vai. Mas a simpatia quase unânime é a roupa branca para trazer paz, e qualquer peça ou detalhe amarelo para dinheiro. Quem quiser outras coisas além dessas desejadas, pode usar outras cores também, como o vermelho, o rosa, o verde etc, cada um com seu significado e tradição.

Mas temos que admitir que para supersticiosos ou não, essa história de “novo ano” traz esperança para quase todos. As pessoas começam o ano acreditando que ali começa “outra fase da vida”, e que a partir dali, tudo muda. E para isso criam novos planos e fazem promessas (diga-se de passagem, promessas de ano novo quase nunca se concretizam).

É como disse Machado de Assis “Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.” É assim que algumas pessoas pensam, como se fossem palavras escritas em giz num quadro negro, sendo a vida a lousa, e as escrituras os anos que simplesmente podem ser apagados quando acabam.

E Seja lá de quem tenha sido essa idéia de dividir o tempo em anos, foi uma jogada de mestre, que faz com que muitos achem o que foi ruim é passado e que no ano seguinte tudo pode ser melhor enchendo de esperança vários corações que estavam descontentes e desacreditados.

Porém, já dizia Luís de Camões, “Jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os erros dos anos velhos.”. E eu torço para que essa frase sirva de exemplo para todos, pois errar é humano, e às vezes necessário para uma construção de caráter, mas com os erros tem que se aprender, tem que olhar pra trás, ver o feito (não só por você, pois também temos que aprender com alguns erros alheios) para assim tentar evitar desde uma mísera escolha errada de um sorvete que você já tinha provado e não gostado quando criança, mas teimou em provar de novo pra ver se mudava de idéia, até grandes erros do passado como guerras por motivos fúteis e egoístas.

Bom... e o que eu desejo é isso: felicidade, saúde, paz, amor, esperança, mas acima de tudo consciência para todos!

Feliz Ano Novo e que 2009 seja muito melhor do que 2008.

Espero que tenham gostado dessa coluna, e que o blog faça cada vez mais sucesso.

12 comentários:

  1. Começou muito bem a escrever no blog, meu amor. Adorei a coluna.
    Feliz Ano Novo pra você também e que seu ano seja maravilhoso!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Po gostei muito do que vc escreveu,isso tudo é verdade...sempre fazemos milhões de promessas e ano novo...sucesso no blog...Beijos

    ResponderExcluir
  3. Irmã, ta perfeita . linda demais, que criatividade invejável ;
    te amo .

    ResponderExcluir
  4. hahahahahaha

    perfeito esse seu novo conceito de visualizar as promessas não cumpridas... e 2000inove seja bompara mais promessas incumpríveis (essa palavra existe?!)... hahahahahaha

    Milhões de beijos, Beta...

    Bub

    ResponderExcluir
  5. Beta... parabéns e que esse ano seja o nosso!!! Bjo

    ResponderExcluir
  6. Pra quem é tá bom...
    mas ainda pode melhorar...

    To brincando amor, me surpreendi com as citações de Camões e Machado, dese que conheço você, só vejo você lendo sobre vampiros ou Agatha Cristie xD

    Parabens

    ResponderExcluir
  7. Minha linda,

    Lembra que dizíamos que você tinha dom com as palavras? *-*
    Parabéns viu?
    Eu tenho uma promessa pra esse ano...Quero te ver! =)
    Saudades!

    Muito sucesso pra você ;)

    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Bom gostei muito da coluna, roubei ateh a citaçao de camoes para subnick, aushdhhasuduasdhas


    e com certeza nao iremos repetir os erros do passado, temos de aprender com eles, nós devemos pensar como nosso corpo qndo bebe agua segura o que eh bom e elimina o que eh ruim,
    \temos que fazer isso com o passado soh lembrar o que eh bom

    um feliz ano novo, de muitas colunas menina robsteka

    ResponderExcluir
  9. Nossa, vc escreve muito bem =D Parabéns !

    e adorei o trecho de Machado de Assis que você colocou ;)
    bjs ;*

    ResponderExcluir
  10. Roberta,
    Não existe idade para ensinar nem para aprender, estou 'virando uma página' na minha vida e adorei ler as 2 frases que vc colocou no tecxto e desenvolveu a idéia (Machado de Assis e Camões) muito bom, adorei.
    bjca e super sucesso para sua coluna
    Simone

    ResponderExcluir
  11. essa é a minha irmã õ/
    adorei o post, fora as superstições (que nao tenho muitas), todo o resto é muito válido p mim e todos nós, o tempo de VIDA é um só, mas por separarmos por anos faz com que renovemos a esperança, nunca tinha parado pra pensar tanto nisso, realmente, uma tacada de mestre !

    ResponderExcluir
  12. Que isso hein colega? [XD]
    Eu já sabia que tu era boa com as palavras, mas não sabia dessa sua capacidade impressionante de colocá-las numa página da net.

    Tia, meus parabéns pela estréia [e que estréia hein?!]; espero que continue escrevendo bem assim, e com idéias tão maravilhosas quanto esta postada.

    =D

    ResponderExcluir